O COTUCA me deu a visão ampla sobre os processos de diferentes áreas (de química até informática), me ajudou a ganhar autonomia e independência, me fez conviver com diferentes realidades e respeitá-las, me ensinou muito sobre dedicação e disciplina, me trouxe amigos para a vida inteira, me deu uma visão racional e mercadológica que me ajuda muito sendo hoje da área de humanas/artes. Como profissional, minha formação no COTUCA me ajuda a ser uma profissional pró-ativa, curiosa, questionadora, criativa e multidisciplinar.
Foi definitivamente uma das fases mais importantes em questão de amadurecimento, auto-conhecimento, vivências e convívios e muitas alegrias. Com certeza, vale aquela máxima tão conhecida no colégio “Se você acha que a melhor fase da vida é na faculdade é porque você não fez COTUCA”.
Beatriz Massaioli Franco dos Reis, Alimentos, Turma 2008. Formou-se em Comunicação Social – habilitação Midialogia na Unicamp e atua na área de Comunicação da Venturus.

Foi através do curso técnico que tive uma visão sobre diversas áreas, me auxiliando assim a fazer a melhor escolha da minha graduação, pois tive uma visão mais clara de quais áreas tinha maior afinidade. Foi de extrema importância todos os momentos como: visitas técnicas,aulas práticas,palestra e entre outras atividades para o meu crescimento pessoal e profissional. Sou muito grata a todos os meus professores e colegas que estiveram comigo durante esta caminhada!
Natália Aparecida Vilela Gonçalves, Técnico em Plásticos, Turma 2010. Atualmente trabalha na área de assuntos regulatórios de defensivos agrícolas na UPL do Brasil

O Cotuca foi extremamente importante na minha formação, permitindo que eu tivesse ingresso em uma das melhores universidades do país sem dificuldade. Mas mais do que isso, foi um espaço de muito amadurecimento e crescimento, desde o contato humano que a enfermagem proporciona, até as grandes amizades criadas neste espaço que levarei para a vida toda.
Carolina Dantas Madureira. Enfermagem, Turma 2010. Formada em Ciências Sociais na USP, é Assessora Política da Confederación Sindical de Trabajadores y Trabajadoras de las Américas (CSA).

Posso falar com grande gratidão sobre o Cotuca como um todo, pois não contribuiu somente com a minha formação intelectual e profissional mas também com a minha formação pessoal. O contato com os professores do Cotuca no período que estive no colégio foi de extrema importância para minha formação, eles sempre acreditaram no potencial de cada aluno, e nos estimulavam ao máximo para garantir uma formação digna que qualquer cidadão deveria ter. Agradeço imensamente a todo corpo docente, a direção do colégio e a todos os profissionais que contribuirão direta ou indiretamente para minha formação. E como eu ouvi uma vez, posso dizer que hoje sou prova disso: “Quem entra no Cotuca sai diferente de como entrou”. Obrigada!
Helen Cristina Silva Cardoso, Meio Ambiente, Turma 2011. Atualmente cursa Direito na Universidade Paulista (UNIP).

O Cotuca me permitiu desenvolver tanto como pessoa, quanto profissionalmente. Tive contato com muitos tipos de personalidades que não teria a oportunidade em qualquer tipo de escola e obtive um ensino de qualidade. O Cotuca foi responsável por uma mudança de vida e de jeito de pensar. Pude passar direto em vários vestibulares e saí de lá com diversos diferenciais e qualificações que me deram enorme vantagem no mercado de trabalho. Tentar estágio em uma empresa e encontrar lá pessoas que já fizeram/conhecem a reputação do Cotuca foi muito comum e me satisfazia poder dizer que fiz parte disso.
Juliana Yuka Furukawa, Alimentos, Turma 2011. Cursa Farmácia e Bioquímica na USP.

Me mostrou que eu sou mais forte do que pensava ser, emocionalmente falando. Ingressei na universidade tirando de letra todo tipo de pressão.
Matheus Henrique de Barros Araújo, Alimentos, Turma 2011. É estudante de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na USP.

O Cotuca foi fundamental em minha vida tanto profissional quanto pessoal, a vivência acadêmica me ajudou a encontrar a minha vocação que a muitos anos era indecisa, apesar de não atuar na área de enfermagem, foi através das dificuldades no estágio que encontrei coragem dentro de mim e autonomia para tomar o controle da minha vida.
Desta forma me inscrevi em um concurso de Auditora Fiscal que antes de estudar no Cotuca eu não acreditava que era capaz. Fui aprovada em primeiro lugar nesse concurso e hoje adoro o que eu faço, estou muito motivada e feliz.
Quando entrei no Cotuca eu namorava há 15 anos e estava estagnada, era incapaz de tomar uma decisão por falta de confiança, mas graças a auto confiança que adquiri nessa escola, fui capaz de passar em primeiro lugar em um concurso concorrido, eu consegui tomar a decisão mais importante da minha vida e em 2013 fui para o altar, e em 2014 ganhei minha filha Amanda e hoje sou uma pessoa realizada e feliz.
Estudei em muitas escolas, mas somente no Cotuca eu obtive uma vivência acadêmica que serviu para muitos aspectos da minha vida. Sempre sentirei falta do Cotuca!
Cassia Brito Sobral, Segurança do Trabalho, Turma 2006 e Enfermagem, Turma 2011. Atua como Auditora Fiscal na Prefeitura Municipal de Hortolândia.

Além de todo conteúdo disciplinar, o Cotuca me ensinou muito sobre responsabilidade e disciplina. Uma das melhores partes certamente foram as amizades. Um ambiente comprometido de estudo e aprendizado sem deixar de oferecer muita experiência extradisciplinar. Debates, saraus, gincanas, cursos e palestras.
Isabela Borges Gonçalves, Alimentos, Turma 2012. Cursa Engenharia de Alimentos na Unicamp.

O Cotuca foi bastante significativo na minha formação. As exigências que te motivam a se organizar e criar uma rotina de estudos, as situações práticas (aulas de laboratório e estágio) que trazem um entendimento empírico essencial para a atuação no mercado de trabalho, o privilégio de aprender com professores muito qualificados , todas essas coisas pesaram positivamente em minha formação acadêmica e profissional, porém acho que o que ficou de mais intenso foram as relações que criamos lá dentro, também com os professores queridos com os quais mantivemos contato, mas principalmente com os colegas de sala. São horas e horas juntos durante três longos anos, aprendemos a nos relacionar bem, a estudar juntos, a construir coisas juntos, discutir, a estar sempre atentos uns aos outros, ouvir, consolar quando necessário, colocar a pessoa pra cima… Enfim, rimos muito, choramos mais ainda (as vezes por notas baixas, as vezes com despedidas), passamos longas noites sem dormir, mas tudo valeu a pena, e agora tenho certeza que guardarei pra sempre, com muito carinho, todos que fizeram parte da minha trajetória no Cotuca.
Clara Gomes Borges, Alimentos, Turma 2012. É estudante de Design na FAU/USP.

Os primeiros dias de COTUCA foram um choque. Durante o primeiro mês de aula, pensei em desistir várias vezes, cansada e amedrontada por uma rotina que não tinha nada a ver com a minha vida cômoda de melhor aluna de colégio particular. Mas, ao fim desse primeiro mês, algo já tinha mudado dentro de mim. E ter continuado no COTUCA foi uma das melhores escolhas que já fiz justamente por ter me colocado em uma jornada em que eu teria que mudar várias e várias vezes. Grandes decisões da minha vida se tornaram mais fácil depois dessa primeira. Grandes mudanças de rumo, coisas que exigiam uma coragem que eu sabia que tinha por ter escolhido continuar no colégio ao invés de voltar pra minha vida de antes. De maneira mais prática, o COTUCA foi importante pra mim porque foi lá que eu conheci os meus melhores amigos, pessoas que continuam na minha vida até hoje, quase quinze anos depois. Essas amizades não mudaram, e é uma das únicas coisas que não estou disposta a deixar mudar.
Janayna Bianchi Bruscagin Pin, Alimentos, Turma de 2004. É engenheira de alimentos e escritora.



Próximas páginas: 
<<12345>>