Linha do Tempo Escrita – Atualmente
2013
A carência de escolas técnicas de qualidade na região tem provocado um aumento contínuo da procura pelo COTUCA, o que levou o Colégio a um aumento de vagas oferecidas, passando de 400 vagas, em 1997, para 805, em 2013.
2013
Uma equipe formada por três estudantes do Colégio Técnico da Unicamp (COTUCA) venceu, no dia 19 de setembro, a Copa Rio Info de Algoritmo (Cria), um dos principais eventos dedicados à tecnologia da informação do Estado do Rio de Janeiro. Os alunos Danilo Marcolino Valente, Luan Marchini Nico e Rafael Eiki Imamura foram orientados pelo professor Francisco da Fonseca Rodrigues, do Departamento de Processamento de Dados do COTUCA. Eles competiram com equipes de 67 escolas técnicas de 16 estados do Brasil.
2014
Em fevereiro de 2014, após um laudo referente às condições estruturais do prédio (Ginásio Industrial Estadual Bento Quirino) as aulas foram transferidas temporariamente para o Pavilhão Básico da Unicamp.
2014
A partir da primeira semana de agosto, as atividades de ensino do Colégio Técnico da Unicamp (COTUCA) são transferidas a um novo espaço de aproximadamente 10 mil metros quadrados situado na Rua Jorge de Figueiredo Corrêa, 735, bairro Parque Taquaral, em Campinas. O local, alugado pela Universidade por um período de dois anos, abrigava uma escola particular. Além de ginásio coberto, o novo espaço, com condições adequadas de segurança e higiene, possui 15 salas de aulas, amplos locais para laboratórios, vestiários, áreas arborizadas e de convívio.
A transferência das atividades dos 1,9 mil alunos e 50 funcionários do campus da Unicamp, em Barão Geraldo, para o novo local será gradativa.
2014
Notícia publicada no Portal da Unicamp diz que o COTUCA, pertencente à Unicamp, ganhará um prédio definitivo, que será construído no campus da Universidade, no distrito de Barão Geraldo. A decisão foi tomada dia 16 de setembro, após reunião entre o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Paulo Cesar Montagner, diretores do COTUCA e representantes do Grupo Gestor de Obras (GGO). O novo prédio, que terá cerca de 10 mil metros quadrados de área construída, será erguido em um terreno também de 10 mil metros quadrados, localizado próximo à antiga guarita da entrada da PUC-Campinas.
2014
Um projeto para a construção de um prédio definitivo para o Colégio dentro do Campus da Unicamp em Barão Geraldo já está em andamento com previsão de sua conclusão para janeiro de 2016.
2014
Gincana promovida pelo colégio arrecada cerca de 10 toneladas de alimentos, que serão doadas a nove instituições assistenciais.
2014
Alan Yamamoto assume a direção do Cotuca para o quadriênio 2014-2018.
2015
O COTUCA realiza Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos que deverá reunir em torno de 1200 estudantes de ensino médio e técnico dos Estados de São Paulo (SP), Minas Gerais (MG), Rio de Janeiro (RJ), Paraná (PR) e Rio Grande do Sul (RS).
Uma série de protótipos que indicam soluções para problemas simples, como o monitoramento do consumo de água residencial ou o reaproveitamento da água fria que sai do chuveiro com aquecimento a gás, ou mesmo na hora de encontrar uma vaga para estacionar o carro, ou levar literatura para o público jovem em objetos do cotidiano.
2015
Cotuca tem 3ª maior média no Enem entre as escolas estaduais do país. Instituição fica atrás da Etec de São Paulo e do Colégio Técnico da Unesp. Dados da prova 2014 foram divulgados dia 5 de agosto pelo Inep.
2016
O Grupo Indígena Sabuká – Kariri Xocó participa de diversas atividades culturais no COTUCA.
2016
Professores são convidados a encaminharem projetos para a VI Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos que acontecerá no Centro de Convenções e Ginásio Multidisciplinar da Unicamp em Campinas, SP em 07 de Outubro de 2016.
O evento destina-se principalmente a estudantes de ensino médio/técnico com projetos desenvolvidos em seus cursos, projetos de conclusão de curso (TCC) ou, ainda, de Iniciação Científica e Tecnológica.
2016
O Departamento de Mecânica do COTUCA realiza, em 2016, uma Oficina de Robótica no colégio. A meta dos estudantes será a de criar um robô que seja capaz de seguir uma linha através de um sensor de leitura de luz.
2016
Alunos participaram de feira internacional em Phoenix, Estados Unidos, onde apresentaram seu projeto de conclusão de curso, o Projeto Yarner. Durante a realização da feira os alunos ganharam quatro prêmios.
2016
Os cursos oferecidos pelo COTUCA abrangem seis grandes áreas (Industrial, Informática, Saúde, Telecomunicações, Gestão e Meio Ambiente).
2016
O Colégio oferece dezoito opções de cursos técnicos e três opções de especialização no nível técnico, sendo que 60% das vagas são no período noturno.
2016
Os cursos do Cotuca são oferecidos em 3 categorias de educação profissional: cursos técnicos com ensino médio (Modalidade A), cursos técnicos (Modalidades B) e cursos de especialização de nível técnico (Modalidade C).
2016
A qualidade de seus cursos é evidenciada pela grande inserção dos formandos no mercado de trabalho e também nas melhores universidades do país. O processo seletivo do COTUCA conta com o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social – PAAIS.
2016
Os eventos e os programas técnico-científicos têm grande destaque no Cotuca, com o objetivo de melhorar o ensino técnico e médio através da interação de alunos e professores com atividades do mercado de trabalho e da produção tecnológica e científica: Semana de Ensino Médio e Técnico (SeEMTec), Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos e Programa Jovens Talentos.
Fonte: Exposição Unicamp 50 Anos
História Escrita: Década 60 – Década 70 – Década 80 – Década 90 – Anos 2000 – Atualmente